sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cientistas da ONU culpam mais claramente o homem por aquecimento global

ESTOCOLMO, 27 Set (Reuters) - Importantes cientistas do clima culparam mais claramente do que nunca a atividade humana pelo aquecimento global, em um relatório divulgado nesta sexta-feira com o objetivo de guiar os governos no combate ao aumento das temperaturas.
Leia mais (clique) em Reuters

Leia também:


Temperatura do planeta subirá entre 0,3 e 4,8ºC nesse século (clique)


Painel do clima da ONU sobe alerta para aquecimento global

Quem esperava ver o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática) emitir um relatório mais enfraquecido em razão da recente desaceleração no aquecimento global, testemunhou os cientistas da entidade subirem o tom de alerta. Além de manter que a mudança climática é "inequívoca", o documento mostra projeções para o futuro com um grau de certeza melhorado.

Novo documento do IPCC tenta resgatar a credibilidade do painel e da ciência climática. Para isso, apresenta dados mais precisos e previsões menos alarmistas

dióxido de carbono
Os cientistas afirmam que é "extremamente provável" que a emissão humana de dióxido de carbono seja responsável por, pelo menos, 50% do aquecimento global registrado desde 1951. O aumento na certeza é fruto do avanço na ciência climática e nos modelos de computador (Thinkstock)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Peritos debatem crise do aquecimento global em Estocolmo

O grupo intergovernamental de peritos sobre mudanças climáticas, painel estabelecido pela ONU na década de 1980, iniciou hoje em Estocolmo uma conferência que deverá confirmar os cenários mais alarmantes sobre o aquecimento global e a responsabilidade humana.

"As provas científicas das alterações climáticas são reforçadas ano após ano, deixando poucas incertezas quanto às suas graves consequências", afirmou o presidente do grupo intergovernamental de peritos sobre mudanças climáticas (IPCC, sigla em inglês), Rajendra Pachauri, na abertura da conferência. Leia a matéria completa (clique)
Fonte: RTP